26 setembro 2005
Marte a aquecer?
Ontem, durante a minha palestra na FNAC, alguém da audiência comentou que os satélites à volta de Marte tinham detectado um aquecimento no planeta nos últimos 10 anos e que as calotes polares estavam a derreter e a recuar. Tive obviamente que contestar tal afirmação, pois não há qualquer razão para Marte estar a aquecer neste momento. Mas a pessoa continuava a insistir na teoria.

É óbvio que se trata de uma confusão, pois as variações de temperatura em Marte num período de 10 anos são sazonais devido à translacção do planeta ou então podem ser afectadas por tempestades de poeira, mas fora isso não há nenhuma razão para um aquecimento do planeta, pois não há libertação para a atmosfera de gases de efeito de estufa que possam aquecer o planeta, nem há variações na inclinação do eixo marciano que induzam alterações climáticas significativas.

Na resposta salientei que Marte é um planeta frio e que na verdade tem permanecido assim durante muito tempo. Se olharmos para a análise de meteoritos como o ALH 84001, os dados apontam para um Marte frio ao longo do tempo e onde as temperaturas poucas vezes passaram os 0ºC.



Portanto, é uma ideia descabida, mas parece-me que quem fez o comentário não ficou convencido.

Há noite, havia um debate previsto sobre “Luzes no Céu”, mas ao jantar percebi que o meu companheiro de debate já tinha sido raptado por extraterrestres e que estes lhe tinham ficado com os óculos. Decidi por isso vir mais cedo para casa e não participar em nada. São daqueles debates em que não dá para debater nada.
 
posted by Jose Matos at 12:56 | Permalink |


0 Comments: