05 outubro 2005
Os próximos
É frustrante ver que depois deste último eclipse só daqui a duas décadas teremos hipóteses de ver bons eclipses do Sol na nossa região. Vão ser três eclipses seguidos ao longo de 2026, 2027 e 2028, o que deixa qualquer observador contente. Estaremos todos velhos quando lá chegarmos. Eu próprio não sei se cá estarei, mas vou fazer por isso.

12 de Agosto de 2026 – Finalmente um total no norte de Espanha. Será a nossa grande oportunidade para ver um eclipse destes sem ser necessário uma grande deslocação. Ainda por cima, será visível ao final da tarde, o que permite a viagem no próprio dia.

2 de Agosto de 2027 – Um total ao sul do Algarve e em Gibraltar. Será quase total no Algarve. Terá início logo pela manhã muito cedo, o que não é bom para quem está em Portugal. De barco será possível ver a totalidade no mar. O Egipto e a Tunísia serão países mais interessantes para observar este eclipse.

26 de Janeiro de 2028 – Anular no Algarve. O eclipse terá lugar ao final da tarde e a única incerteza é a questão do tempo dado que vai ser no Inverno.
 
posted by Jose Matos at 18:58 | Permalink |


0 Comments: