03 abril 2006
Big Bang
Há quem não goste do estatuto de dogma que a teoria do Big Bang possui actualmente na ciência moderna. Mas o seu sucesso prende-se obviamente com a falta de alternativa credível e com facto de ser sustentada em observações que a confirmam numa boa parte. É claro que há sempre quem não se reveja no Big Bang e escreva cartas na net a contestar o estatuto do mesmo. Mas ao mesmo tempo há milhares de pessoas a trabalhar no assunto que acham o Big Bang coerente e que acham que a teoria tem razão de ser. E maioria aqui tem falado mais alto do que a minoria dos cépticos.

Para quem está fora do mundo da cosmologia como eu, a melhor atitude é não tomar partido. Nem sempre é fácil, pois temos tendência a seguir a maioria e a tomar partido pelo modelo vigente. Se vou algum sítio falar sobre cosmologia vou obviamente falar sobre o Big Bang. É obrigatório e incontornável. Mas nem sempre me lembro de falar dos cépticos que acham que o Big Bang não tem sentido. O número de Abril da Science e Vie num artigo do Serge Brunier lembra-nos isso. Lembra-nos que nem toda a gente concorda com o Big Bang, embora até hoje ninguém tenha apresentado uma teoria melhor.

 
posted by Jose Matos at 19:48 | Permalink |


3 Comments:


  • At 9:28 da manhã, Blogger Stargazer

    É um facto. Interesso-me por cosmologia como quem em conhece deve saber, mas percebo pouco do assunto...Talvez pelo exotismo do mesmo. No entanto é giro de tentar acompanhar as evoluções no estudo do modelo do Big Bang e suas variações além do modelo padrão...Por outro lado, se calhar o não haver alternativa ao "Ganda Bum!" faz com que não haja mais entusiasmo em estuda-lo. Digo eu...

     
  • At 3:28 da tarde, Blogger Olinda Gil

    Dou os meus parabéns por este blog. Sou uma leiga que se interessa sobre astronomia num sentido de cultura geral (e um pequeno gosto/medo por estrelas que alimento desde menina), e agrada-me vir aqui ler algumas novidades, cuja leitura entendo (encontro por vezes artigos dos quais n percebo patavina)

    Comprei a revista de propósito. Interesso-me pelo BigBen, porque não consigo acreditar nele. Então, que havia antes do BigBen?? Numa perspectiva muito filosófica sempre achei que o Universo era infinito, em espaço e tempo. IE, sempre existiu e sempre existirá... Como Deus!! Ou como a matemática...!! Gostei de ler o artigo, porque não me senti sosinha nas minhas opiniões... Depois procurei mais sobre este assunto e sobre a galáxia e n encontrei nada!!Eh Eh

    E tal como se deu a entender no artigo, estas opiniões são mais pesos na balanças entre a filosofia de Platão e Aristóteles, como em tudo! Gostei de ver que na astronomia também se passa o mesmo... eheh... Confesso que prefiro Aristóteles, mas estamos em época Platónica!!!!

    PARABÉNS

     
  • At 4:07 da tarde, Blogger Jose Matos

    Obrigado Olinda pela visita. Vou desenvolver o tema nos próximos dias.