16 abril 2006
Coisas de chineses
No início deste ano, Ai Guoxiang, director dos Observatórios Astronómicos da China, afirmou que a China tinha a intenção de construir um telescópio com 100 metros de diâmetro no Tibete.

Este é daqueles anúncios que mostram como a propaganda chinesa actua a nível científico. Já em tempos diziam que a Grande Muralha era visível a partir do espaço, o que não é verdade. Agora inventaram esta do telescópio de 100 metros de diâmetro.

Qualquer pessoa que perceba um pouco do assunto sabe que a construção de um telescópio de 100 metros de diâmetro é hoje em dia extremamente complexa e muito cara, estando apenas ao alcance de consórcios internacionais como o caso do ESO, que possuem tecnologia e orçamento para isso. Existem também problemas técnicos que ainda não foram ultrapassados, mas obviamente existe confiança que dentro de 10-15 anos será possível ter a funcionar um telescópio como o OWL.

Ora tendo a China um orçamento global para astronomia inferior ao do ESO, como é que a China vai agora construir um telescópio de 100 metros de diâmetro, quando o próprio ESO vai ter que fazer um esforço enorme para conseguir alcançar tal objectivo? Realmente não se percebe. Mas daqui a 10 ou 15 anos, quem é que se vai lembrar que os chineses disseram isto? Suponho que ninguém.
 
posted by Jose Matos at 21:21 | Permalink |


0 Comments: