03 agosto 2006
Astronomia no Verão
Começou o Astronomia no Verão. Um pouco por todo o país vamos ter sessões de observação e algumas palestras à mistura. É uma óptima oportunidade para espreitar ao telescópio e para ouvir falar do que está lá em cima. Somos praticamente o único país da Europa a fazer este tipo de iniciativa. Noutros países também existem actividades de Verão, mas nada com a extensão que nós temos pelo país, nem com o apoio do estado como no nosso caso. E este ano já faz 10 anos que tudo isto começou.

De início chamava-se apenas Astronomia na Praia, depois no ano seguinte mudou para Astronomia no Verão. Mas foi graças ao primeiro ano que se criou uma dinâmica positiva que começou a cativar mais gente (no primeiro ano foi o Máximo Ferreira que fez praticamente tudo sozinho). Depois de ano para o ano foi aparecendo mais gente. Entrei na coisa em 1997 e com a ajuda de um amigo lá fizemos uma pequena equipa que ao sábado à noite ia para a Costa Nova. Depois no ano seguinte tudo mudou. Já tínhamos mais gente e meios e fizemos sessões na Guarda, Viseu e Aveiro. Foi também a primeira vez em que fizemos palestras ao vivo com projector de vídeo e computador. Creio que fomos os primeiros a fazer isso. E depois disso nunca mais paramos.

Houve um ano mau (2004) em que a falta de financiamento fez reduzir o número de sessões de forma considerável. Mas foi um caso pontual ligado ao governo que tínhamos na altura. Não quer dizer que tudo seja perfeito agora. Há coisas que deviam ser corrigidas como o atraso nos pagamentos ou a ausência de iniciativas em Julho, que é um mês melhor que Setembro. Mas no geral o programa funciona. Portanto, mais uma vez estamos na rua. Façam favor de aparecer.
 
posted by Jose Matos at 01:07 | Permalink |


0 Comments: