12 janeiro 2004
Hoje no JN saiu a notícia sobre as famosas marcas do aeródomo de Águeda. Reproduzo aqui o artigo com a devida vénia ao João Paulo que o escreveu.

Buracos em aeródromo provocam romaria

Fenómeno Responsáveis do aeroclube dizem ser obra de meteoritos ou desintegração de uma nave Associação de Física não acredita

Pedro Fontes da Costa
João Paulo Costa


A pista do aeródromo municipal de Águeda começa a transformar-se numa romaria, após os responsáveis do aeroclube local terem admitido que os buracos surgidos nos últimos dias na pista podem dever-se à queda de meteoritos. Ontem, dezenas de curiosos deslocaram-se ao Casarão, a cinco quilómetros de Águeda, para verem o estranho "fenómeno".
"Um dos visitantes até encontrou uma pedra que parecia ser de origem vulcânica", disse, ontem, ao JN, o responsável do aeroclube, Óscar Cunha Velho, um dos primeiros a ver o estado em que a pista ficou na última terça-feira. "Em toda a extensão, cerca de 900 metros, há buracos com um centímetro, queimados à volta e com uma mancha de ferrugem". Algo nunca ali visto e que pode dever-se, também, segundo diz, "à desintegração de uma nave".
A interpretação deste responsável é, no entanto, desmentida por José Augusto Matos, divulgador de astronomia e membro da Associação de Física da Universidade de Aveiro, que já esteve no local. "Se fosse obra de meteoritos ou excertos de um foguetão tal
não passaria despercebido. As pessoas teriam observado ou ouvido algo. Além disso, nas imediações haveria plantas queimadas, o que também não é visível, por isso, acreditamos poder tratar-se de um problema oriundo do piso ou do alcatrão", explicou ao JN.
 
posted by Jose Matos at 14:18 | Permalink |


0 Comments: