18 abril 2004
A propósito de Gagarin
Existem ainda alguns mitos da guerra fria sobre a exploração do espaço. Um deles é que os soviéticos tinham enviado um cosmonauta para o espaço uns dias antes de Gagarin, mas que o regresso tinha corrido mal e que história tinha sido abafada por causa disso. O meu amigo Rui Barbosa enviou-me um pequeno esclarecimento sobre isso que deixo aqui.

Sei que o seu nome era Vladimir Sergeyevich Ilyushin e que teria sido colocado em órbita a 7 de Abril de 1961. Ilyushin, filho do famoso construtor de aviões, teria levado a cabo três órbita em torno da Terra antes de regressar ao nosso planeta, aterrando na China. Durante o regresso à Terra, Ilyushin teria perdido o contacto com os controladores e não se teria conseguido ejectar da sua cápsula espacial, aterrando no seu interior. Teria ficado gravemente ferido na aterragem, mas sobreviveu sendo feito prisioneiro pelos chineses que o mantiveram em cativeiro durante um ano. Teria sido posteriormente repatriado ao abrigo de um acordo secreto entre a China e a União Soviética.

A história de Ilyushin não passa de isso mesmo, uma história entre muitas que resultaram dos dias obscuros do recém nascido programa espacial soviético!!!

 
posted by Jose Matos at 14:12 | Permalink |


0 Comments: