04 novembro 2004
Relatividade
A notícia saiu há vários dias, mas só hoje a meto aqui. Como o próximo ano vai ser dedicado a ele é uma pequena justiça que lhe faço.

Espaço: Cientistas verificam teoria da relatividade - NASA

Washington, 22 Out (Lusa) - Uma equipa internacional de cientistas da agência espacial norte-americana (NASA) e investigadores universitários conseguiram efectuar as primeiras verificações directas da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, informa hoje um comunicado da NASA.

Segundo a teoria enunciada por Albert Einstein em 1918, grandes objectos (como a Terra) que giram em torno de si próprios no espaço levam com eles o espaço-tempo um pouco como uma bola de bowling ao rodar em torno do seu eixo, explicou Erricos Pavlis, do centro conjunto de estudos da NASA (Goddard Space Center) e da Universidade de Maryland.
Se a Terra leva na sua rotação o espaço-tempo, isso deverá alterar a órbita dos satélites que evoluem nas proximidades, acrescentou.

Partindo dessa hipótese, Pavlis e o seu colega Ignazio Ciufolini, da Universidade de Lecce (Itália), mediram com precisão os desvios de órbita de dois satélites (LAGEOS I e LAGEOS II) com a ajuda de raios lazer emitidos por estações terrestres.
Esses satélites são objectos passivos revestidos de retro- reflectores de forma a reflectirem as pulsões luminosas.

"Descobrimos que os eixos das órbitas dos dois satélites sofreram uma alteração de dois metros por ano na direcção da rotação terrestre", precisou Erricos Pavlis.
"As nossas medições correspondem a 99% (a mais ou menos 5%) do que é previsto pelos cálculos realizados segundo a teoria geral da relatividade", afirmou.

A equipa de investigadores analisou os dados obtidos pelas medições com raios lazer num período de dez anos (1993-2003) recorrendo a um método concebido por Ciufolini em 1993.
As medições exigiram a utilização de um modelo extremamente preciso do campo gravitacional da Terra chamado "EIGEN-GRACE02S" elaborado recentemente.

A sonda Gravity Probe-B (GP-B) da NASA, colocada em órbita a 20 de Abril passado, deverá também verificar ainda com maior precisão, dentro de alguns meses, a teoria de Einstein.
A Gravity, concebida pela Universidade de Stanford (Califórnia) e construída pelo grupo aeonáutico Lockheed Martin, transporta quatro giroscópios sofisticados, cada um do tamanho de uma bola de ping-pong, que fornecerão um sistema de referência espaço- tempo quase perfeito.
A missão, orçada em 600 milhões de dólares e cujo projecto remonta há 45 anos, deverá durar 16 meses.

Para testar a teoria da relatividade geral, a GP-B começou a vigiar qualquer movimento ínfimo do eixo de orientação dos giroscópios graças a um telescópio orientado para um ponto de referência, a estrela IM Pegasi.
 
posted by Jose Matos at 23:00 | Permalink |


0 Comments: