30 dezembro 2004
Copérnico
Hoje andei entretido com o Copérnico. Era bom homem e começou uma revolução. Mas ao longo do tempo vamos aprendendo coisas a respeito dele que nem sempre estão certas. Mesmo na escola quando falamos dele, nem sempre falamos bem. Sem querer ensinamos mitos que estão errados. Aqui ficam alguns:

Mito 1 - O sistema ptolemaico estava em crise. É comum ouvirmos dizer que o sistema geocêntrico estava em crise e que exigia cada vez mais epiciclos para corrigir o desfasamento entre o modelo e a observação. Ora isto não é bem verdade. A razão por que alguns astrónomos árabes introduziram mais epiciclos no sistema geocêntrico foi para evitar usar outro tipo de artifícios. De resto, o sistema ia servindo, pois as observações que existiam na época ainda não eram suficientemente boas para pôr o sistema completamente em causa. Além disso, a introdução de epiciclos resolvia apenas o problema dos erros periódicos, mas não dos erros seculares.

Mito 2 - O sistema de Copérnico era mais simples do que o sistema ptolemaico. Em algumas coisas era claramente mais simples, mas noutras nem por isso. Por exemplo, Copérnico continuou a usar epiciclos e até em maior número do que Ptolomeu.

Mito 3Copérnico foi logo atacado pela Igreja. Nem por isso, o livro de Copérnico passou vários anos sem ser proibido pela Igreja. Seria já no tempo de Galileu que o livro seria colocado no Índex, mas aí mais por culpa de Galileu.
 
posted by Jose Matos at 02:28 | Permalink |


0 Comments: