27 março 2005
Os guardiões da sabedoria
Não me lembro bem de quando comecei a gostar exactamente de astronomia, mas sei que foi por volta dos 10 anos de idade, ou seja, em 1980. Nesse tempo, não havia net, nem revistas de astronomia como agora, nem telescópios há venda no hipermercado, nem hipermercados, nem livros como agora, nem cursos, nem Astronomia no Verão, nem astronomia nas escolas, nem divulgação, nada do que temos hoje.

Eram tempos difíceis, em que os amadores faziam os seus próprios telescópios, em que as revistas de astronomia (Sky & Telescope e Astronomy) circulavam em meios restritos, em que os livros de astronomia eram raros, em que o único planetário que existia em Portugal era o de Lisboa, em que os observatórios estavam fechados ao público, em que nas escolas nem sequer se ouvia falar disto.

Em 25 anos tudo isto mudou. Hoje os miúdos de 10 anos que andam na escola já ouvem falar de astronomia. Os estudantes no fim do secundário já podem escolher um curso de astronomia e os amadores em geral têm acesso a meios que os amadores de há 25 anos nem sequer sonhavam. É, por isso, que vale a pena viver hoje para falar destas coisas. O meu trabalho seria impossível há 25 anos, mesmo há 20 ou há 15. Hoje e nos últimos 10 anos tornou-se possível.

Não é um trabalho fácil, pois tem as suas incertezas, mas vai dando para viver. Também sei que nem toda a gente gosta dele. Há quem ache que a divulgação devia ser feita unicamente pelos profissionais da astronomia e que os amadores não deviam fazer divulgação. É uma opinião respeitável como outra qualquer. Mas é uma visão típica de um país como o nosso, onde os académicos acham que são os mais sábios dos mais sábios, que são os guardiões da sabedoria. Esquecem-se que noutros países mais desenvolvidos muita da divulgação que se faz é feita por amadores. Mas já não lhes ligo. Já não me preocupo com isso. Dentro das minhas limitações e da minha paixão por isto vou fazendo o que posso. Sei que nem sempre faço as coisas bem, que vou aprendendo com o tempo e com os erros, mas isso é o que qualquer divulgador faz. Ou melhor dizendo é o que qualquer pessoa faz na vida.
 
posted by Jose Matos at 09:09 | Permalink |


0 Comments: