15 novembro 2005
Era uma vez um amigo
Era uma vez um amigo que conhecia há muito tempo. Um amigo que gostava de estrelas como eu e que tratava os telescópios como poucos. Sempre teve muitos projectos, muitas ideias, mas a doença foi-lhe minando a vida. Morreu hoje no Porto. Era novo e sinto a sua morte, embora já a adivinhasse na doença que o minava. Mas nascemos para isto. Para morrer. Mas tenho pena que a gente nunca mais se volte a encontrar nas noites de observação, nas noites em que perscutamos a vastidão, nas noites em que percebemos a nossa insignificância e a nossa precaridade. Tenho pena e vou lembrar-me dele muitas vezes.
 
posted by Jose Matos at 13:03 | Permalink |


5 Comments:


  • At 1:52 da tarde, Blogger JMA

    Também o conheci, e sabia dos problemas dele. As minhas sentidas condolências ao grande astrónomo amador. Fará falta à Astronomia Amadora.

     
  • At 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo

    É uma perda inevitável.
    Mas tenham certeza que está por vir muitos Astronômos como ele.

     
  • At 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo

    Como tantos outros, ao ler estes e outros sentidos comentarios, direi que nao tive o prazer de conhecer este Astronomo.
    Pena que figuras ilustres como ele, nos deixem. Mais pena ainda eu sinto pelo sofrimento ao qual, adivinho, nao foi poupado.
    Mas a vida é assim, embora nos custe.
    Menos um Amigo
    Mais um Estrelinha brilhando no Céu.
    À Familia enlutada, e`à Familia dos Astronomos, as minhas mais sentidas condulências.
    Como alguem disse,
    "Amigo, onde estiveres....céus limpos!..."
    -- Luis Rebelo --

     
  • At 5:02 da tarde, Blogger Ulisses Martins

    É com muita tristeza que leio esta notícia. Troquei com ele alguns emails e fiquei com a convicção que era uma pessoa extremamente honesta. Os meus sentimentos à família e amigos.

     
  • At 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo

    Foi com muita tristeza que li esta notícia.
    Foi na noite que o conheci.
    Em tempos que a Astronomia em Portugal dava os seus passinhos na divulgação. Com o seu telescópio, que com orgulho partilhava, e que nos contaminava com este bichinho da Astronomia.
    Ajudou-nos imenso com os seus conhecimentos.Mas ainda tinha muito para nos dar.

    Logo estarei a olhar para o céu a ver por onde ele anda.