31 dezembro 2005
Eurico da Fonseca
Graças ao Guilherme de Almeida que descobriu este link, podemos ver uma das últimas entrevistas do Eurico da Fonseca senão mesmo a última.

Para quem não conhece era uma presença regular na RTP de outros tempos comentando assuntos de astronomia e exploração espacial. Eurico da Fonseca tinha o antigo Curso Industrial de Mecânica de Automóveis, mas desde cedo começou a interessar-se pelo espaço e a comentar o assunto em jornais e rádio. Em 58 teve um convite para o Centro de Estudos Astronáuticos do Ministério da Educação, depois mais tarde entrou para o Centro de Estudos Especiais da Armada onde esteve envolvido no desenvolvimento de foguetes.

Mas manteve sempre a sua actividade de divulgador e foi nessa função que o conheci já no início dos anos 90 num encontro de astronomia em Coimbra. Era uma pessoa simples, cheia de histórias e com uma grande bagagem na área espacial. Afinal viveu o tempo em que tudo começou. Acompanhou tudo na época e até ao final da vida.

Mas a maior memória que guardo dele é obviamente da RTP. Num tempo em que mais ninguém falava do assunto a presença dele era frequente e fixava os espectadores. Foi ele que comentou a Apollo 11 num directo memorável e fascinante naquele tempo. Já não vivi esse tempo, mas às vezes tenho pena. Faço hoje o mesmo que ele, mas numa escala maior, que é o andar de escola em escola a falar do espaço. Mas na altura quando o via nunca pensei. Que um dia pudesse também estar ali no ecrã a fazer o mesmo.
 
posted by Jose Matos at 04:35 | Permalink |


3 Comments:


  • At 10:40 da manhã, Anonymous Anónimo

    Não como é que andar de escola em escola constitui uma "escala maior" do que a aquela em que se movimentava Eurico da Fonseca, uma voz conhecida e respeitada em todo o país, que tinha acesso à TV, à Rádio e era cronista regular na imprensa.
    Enfim presunção e água benta, cada um toma a que quer.

     
  • At 3:45 da manhã, Blogger Unknown

    Ao serviço da TAP, como piloto de linha aérea e muito interessado nesses assuntos, já do tempo do Bettencourt Faria(Esse sim, um sabedor profundon desses assuntos!!!), barbaramente morto em Luanda, no seu Observatório Astronómico,tive a oprtunidade de ver a aterragem do Space Shuttle pela TV.
    Chegado a Lisboa no dia seguinte, aparece-me esse Sr. na nossa RTP, dizendo que, no momento da aterragem, as rodas estavam a "atirar com a areia para o lad", quando o que se passava na realidade, era que, com o peso e a fricção, a água, existente nos espaços intermuleculares do sal, aquecia e o sal partia-se em partículas, espalhadas para os lados!!!Pois se a pista era num antigo lago salgado!!!! Grande cientista me saíu...
    Aníbal Pinho, Cmd Reformado

     
  • At 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo

    Caro comandante Anibal (suponho comandante considerando a certeza com que «fala» ) deixo-lhe um endereço para rectificar a rota. http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_da_Fonseca