17 fevereiro 2006
Ainda a questão de Europa
Há dias no post sobre o orçamento da NASA, onde criticava a ausência de qualquer missão em relação à lua Europa (há muito falada), um comentador amigo dizia que há referência a Europa no orçamento da NASA para 2007, nomeadamente na página 224. Ora como já tinha visto o orçamento no geral achei estranha a referência, pois na página em questão o que se refere é ao CEV e nada tem a ver com missões de exploração planetária. O sistema solar vai da página 35-40, onde são referidas as prioridades da NASA a esse nível. Portanto, aqui fica de novo uma achega ao assunto. É claro que o documento em análise ainda é só uma proposta, que terá que ser aprovada pelo Congresso e aí as coisas podem mudar. Mas para já as críticas começam a surgir. A Planetary Society já chamou atenção para várias missões.
 
posted by Jose Matos at 13:57 | Permalink |


4 Comments:


  • At 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo

    Ze', podes ler la' sobre a JIMO (e nota ke e' um orcamento para o futuro e ainda falam nela!) e ate' podes ler a aparente contradicao quando eles mencionam o congresso. E' uma aparente contradicao, porque quem ta' dentro percebe que foi simplesmente uma ironia, um puxao de orelhas ou mesmo uma forma de pressao. Ou seja, tens razao por dizeres ke literalmente nao falam em Europa. O ke te tentei dizer e' ke falam nela mas de uma forma subentendida. E nao te disse ke falavam nela de modo a ser aprovada ;).
    Ya, tens novamente razao. Ha' muita gente xateada e a criticar abertamente, mas o feeling geral e' ke nao vai dar em nada, como em outras tantas vezes. Afinal o problema e' nao haver dinheiro. O dinheiro nao cresce em arvores, e se o ke ha' e' canalizado para o esforco de guerra, entao pode haver 30 ou 3000 pessoas a protestar ke nao faz diferenca. Nao ha' fundos. Enfim.
    um abraco

     
  • At 4:33 da tarde, Blogger Jose Matos

    Carlos

    A JIMO foi cancelada no ano passado, ainda antes deste documento ter sido apresentado.

    Mais uma vez, estive a ver o documento na parte do sistema solar e não aparece lá referência à JIMO? Aparece é a JUNO.

    Um abraço

     
  • At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo

    Lá vou eu ter que me voltar a repetir. JIMO aparece por duas vezes na pagina 244 - sobre Exploration Systems Research & Technology.... propulsion!
    Ou seja, tens razao. Axo ke já te tinha dito. Nao aparece na parte de Solar System pk nao tem nada a ver com isso. Mas a JIMO aparece mencionada pelo menos 2 vezes (que eu visse).
    Mas isto não se esgota no orçamento, tens depois a comunicação do Griffin, os hearings e uma serie de artigos de interpretação sobre isso.
    Se fores aqui http://www.spaceref.com/news/viewsr.html?pid=19645 ainda sobre o hearing do orçamento, tens isto:
    "The FY07 budget request does not include any funding for planning a mission to Europa, a moon of Jupiter that may have, or may have had in the past, liquid water. A mission to Europa was a top-rated mission by the National Academy of Sciences decadal survey of priorities for solar system exploration. NASA cannot afford such an expensive mission right now and also wants to determine whether it should set its sights instead on Saturn's moon Titan, which recent studies have shown may be an even more promising target. However, Congress directed NASA in the FY06 Science, State, Justice Commerce Appropriations Act (H.R. 2862) to begin planning a mission to Europa and include it as part of its FY07 budget."

     
  • At 1:43 da tarde, Blogger Jose Matos

    Olá Carlos

    Sim, agora encontrei a referência da JIMO, mas essa parte diz justamente que ela foi cancelada, embora exista a intenção de aproveitar todo o conhecimento que foi desenvolvido com esse projecto.

    Em relação a Europa, cá está a justificação que a NASA não tem verbas para tal missão e que não sabe ainda bem se deve visitar Europa ou Titã. Mas para já nem uma coisa nem outra. Bem, se no futuro fizeram uma missão a Titã, pelo menos não se perde tudo.

    Um abraço