Ze, discordo a 100%!
Se houve exagero foi da tua parte no primeiro post. Já esta adenda... bem, é que nem sei por onde começar.
Pontos previos:
1 - é excelente que haja mais um curso de astrobiologia. Sou totalmente a favor de cursos que integrem varias ciencias.
2 - É excelente que seja fora do dominio USA - UK.
3 - É excelente o prof., ao notar que nao sabe o bastante, tenha tido o cuidado de convidar pessoas que eventualmente saibam muito mais do ke ele nessa área. É nitidamente um ponto a favor.
Pontos criticos:
1 - Nao podes dizer que o curso (o curso! o overall!) é interessante quando a unica coisa ke afinal axas interessante é 1 powerpoint!
2 - Ainda a semana passada corrigi um site de faculty de cá, ke me pediu pra ver se eu via gralhas (nao foi só a mim ke pediu, como é obvio) e eu vi varias até. Este site com prof., 4 TAs, mais uma data de guests e por fim os alunos, consegue produzir uma gralha logo num nome bastante conhecido. É ke ng deles deu por nada? Isto revela, no minimo, falta de cuidado.
3 - A tua adenda só revela ke nao sabes o que sao TAs (assistentes). Os TAs sao graduate students ke precisam de dinheiro, e muitas vezes nem seker sao allowed a ter contacto com os alunos. Muitas vezes limitam-se a tirar fotocopias e a corrigir testes. Os outros...há de tudo. O ter 0, 1, 2, 3 ou 4 TAs nao contribui para se ver se o curso é bom ou nao.
4 - A área do professor tb nao prova nada. Quando a especialidade é demasiada até é prejudicial. Vai perguntar ao departamento de Biologia, quantos é que estudaram astronomia ou geologia ou algo do genero em detalhe.
Mas pronto, tb devido a isso, o prof. teve a sensatez de levar o curso mais para a area biologica. Ao faze-lo, ter-se-à eskecido da geologia, planetary science e assim. Sao escolhas. Mas lá tá, a especializaçao dele pode levar a vantagens e a limitaçoes.
5 - Diz na front page ke as paginas tao disponiveis e os PPT tb. Bottom line é ke Nao tao! Nao sei se é porque o curso é de 2004 e ele já quebrou os links. Pode ser ou nao ser. Agora, o facto é ke nao podes ver um PPT e dizer ke o curso é interessante. 1 PPT em 37 possiveis!
6 - Continuo sem saber o publico-alvo e até se teve alunos ou nao!
7 - O facto de ser numa faculdade de medicina é importante, pk se até numa univ. como na UT (com faculdades de biologia, astronomia, geologia, quimica, etc) há problemas em arranjar alunos para estes cursos, numa faculdade ke nem é de astronomia, biologia nem nada, ainda há mais problemas.
8 - E há problemas porque sao os alunos que escolhem os cadeiras que querem (o que é bom!) dentro da ciencia.
9 - Logo, se sao alunos de doutoramento, que têm uma especializaçao definida, não vao escolher uma cadeira destas. Porquê? Porque a cadeira tem outras ciencias que os alunos se estao completamente maribando. É muito mais logico e inteligente escolherem uma cadeira ke tenha a sua especializaçao a fundo.
E se o publico era alunos de doutoramento, entao o livro do Shostak nao faz sentido.
10 - Se o publico-alvo eram alunos de licenciatura, sendo a cadeira de upper-division, entao o livro do Shostak faz sentido. O ke nao faz é tantos guest-speakers de outros lados. Porque? Pk os convidados sao pagos, e para teres estes fundos dados pela univ. tens ke ter razoes fortes, ke nao passam para apresentares uma pessoa menos de 1 hora a uns alunos de licenciatura. A nao ser ke a faculdade dele nade em dinheiro ou ele tenha arranjado um estratagema qq ke eu nao teja a ver.
11 - O livro tb faz todo o sentido se sao non-science majors, mas aí é ke de certeza a faculdade nao te dá fundos para guest-speakers!
12 - O que me parece com tanto guest-speaker é que esta cadeira seria para ser dada em estilo seminario, em que o nivel do publico-alvo pode ir de upper-division, passando por graduate, até faculty. E aí sim, podes conseguir fundos para os guest-speakers. E assim faz sentido ter por base o livro do Shostak, pk mesmo a faculty é tao especializada ke normalmente nao tem conhecimentos aprofundados do ke se passa no outro lado. Mas lá tá se é pra ser um seminario (que é o ke me parece mais logico tendo em conta o ke disse para tras) nao percebo o pk dos testes.
Ou seja, pura e simplesmente nao entendo. Como nao entendo, nao posso achar interessante. Mas uma coisa sei: é ke as razoes ke puseste na adenda mostram que nao tens noçao da dinamica universitaria por cá ;). Nem tens ke ter. Nem seker tou-te a criticar por isso! Simplesmente critiquei o teres utilizado a tecnica pseudo de veres uma simples coisa (1 PPT) e axares ke o todo reflecte essa coisa ;)
um abraço
Discordo totalmente! Em 3 minutos a olhar prá pagina vi isto: Os prometidos powerpoints em PDFs das Lectures não existem. O instructor é do departamento de Anatomia e Medicina Dentaria.(?????) A Faculdade é de Medicina!! (???) O melhor livro do genero ke é o do Shostak, nem sequer Shostak está escrito correctamente! As aulas serão dadas em estilo Seminar, em que se tem varios convidados e cada um falará da sua especialidade (I wonder se há uma ligação feita pelo instructor nas aulas sem convidado). Ou seja, os convidados vão falar para nível de graduate ou upper-division undergraduate, enquanto o livro recomendado é para undergraduates sobretudo do nivel de non-science majors. Há aqui uma contradição no publico-alvo. Aulas de 50 minutos também nao sao muito eficazes. A unica coisa boa é ser no Canadá, já que a grande (enorme) maioria dos cursos de astrobiologia (que até nem sem muitos no seu total) sao dados nos States e na UK. Curiosamente, pelo que tenho visto, muitos dos cursos de astrobiologia são, como direi, não o que seria ideal.