16 março 2006
Em busca do livro perdido
Este é daqueles livros que procuramos durante uma vida. Não foi fácil encontrá-lo, pois foi publicado há mais de três décadas por uma editora já desaparecida. Mas as minhas últimas buscas deram resultado e encontrei-o na livraria Avelar Machado em Lisboa.


Já o tinha visto na versão inglesa, mas era a tradução portuguesa que procurava.


Uma coisa curiosa nas duas edições é que as capas são diferentes e a versão inglesa é mais volumosa e resistente. Mas são as duas de 73, o que significa que a versão portuguesa foi traduzida em pouco tempo. O título também é diferente de “Astronomia Simples” passou para “Introdução à Astronomia”.

Não foi o primeiro livro de astronomia que li, mas foi o primeiro que entrou lá em casa num tempo em que eu ainda não sabia ler. Um dia houve um incêndio e o livro ficou parcialmente destruído. Mais tarde quando vi os restos fiquei desolado e prometi a mim mesmo que havia um dia de recuperar aquilo que o fogo tinha levado.

Cumpri hoje a promessa e posso finalmente olhar para algo que tinha dado como perdido há muito tempo. É um livro interessante para a época em que foi escrito. É pequenino tem apenas 64 páginas, mas como introdução ao tema cumpre bem o seu papel. E num país como o nosso em que os livros de astronomia eram poucos não deixa de ser uma boa surpresa. Calculo que tenham sido impressos mil exemplares na versão portuguesa, mas não tenho a certeza quanto a este número? O certo é que parece que o livro teve sucesso, pois esgotou e nunca o vi à venda em lado nenhum.

Mas talvez o mais curioso é que a edição portuguesa tem um prefácio do Patrick Moore que não aparece na edição americana que eu tenho. Isto significa que a edição que eu tenho (da Charles Scribner´s Sons) não será a original, mas sim a edição americana do livro. A edição original parece ter sido publicada pela Nelson em Janeiro de 73.
 
posted by Jose Matos at 13:23 | Permalink |


0 Comments: