07 junho 2006
Novidades
O encontro da Sociedade Americana de Astronomia que está a decorrer em Calgary, no Canadá é sempre fértil em revelações, inclusive envolvendo investigadores portugueses.

A notícia já tem 2 dias, mas o Pedro Viana do Centro de Astrofísica do Porto participou na descoberta de um pequeno enxame de galáxias cuja luz demorou 10 mil milhões de anos a chegar à Terra. O enxame tem apenas 6 galáxias identificadas positivamente, mas pode ter mais algumas. Está rodeado por uma nuvem de gás quente (10 milhões de graus) composta por hidrogénio ionizado e por matéria escura, que emite bastante na zona dos raios-X.



Outra novidade de Calgary é encontrarmos objectos de massa planetária ou planemos, rodeados por discos de gás e poeira. Ainda neste campo, a detecção de um disco de poeira à volta do planeta que orbita a anã castanha 2M1207. Este planeta com 5 massas de Júpiter foi o primeiro fotografado até hoje. Na descoberta do disco participou Nuria Huelamo, uma espanhola a terminar o pós-doutoramento em Lisboa.
 
posted by Jose Matos at 16:23 | Permalink |


0 Comments: