20 setembro 2006
Ondas gravitacionais
Recentemente numa palestra dada pelo Carlos Herdeiro no encontro de Vila Nova de Paiva, surgiu a questão do fundo primordial de ondas gravitacionais ter sido gerado antes ou depois da inflação.

Tinha a ideia que tinha sido gerado antes, pois tinha a impressão que podiam existir mecanismos geradores deste tipo de ondas anteriores à inflação. O Carlos defendeu que seriam geradas durante o período inflacionário e não antes.

Devido à palestra fiquei um pouco mais interessado no assunto e fui investigar e segui também umas dicas dadas pelo Orfeu Bertolami, que me levaram a perceber que o assunto é realmente fascinante e que é possível que o Carlos Herdeiro até tenha razão, caso a inflação tenha realmente ocorrido, coisa que ainda não sabemos?

De facto, o tema é muito interessante e no contexto dos modelos inflacionários a amplitude destas ondas gravitacionais permanece muita incerta, pois depende do modelo inflacionário que adoptarmos para fazer as nossas previsões. Daí que a detecção destas ondas primordiais também é complicada, pois não sabemos ao certo qual é a sua amplitude e se os detectores actuais serão capazes de as apanhar directamente. Juntando a isto o facto de poderem existir outras fontes cosmológicas capazes de produzir estas ondas gravitacionais (ex: cordas cósmicas; mundos brana etc…) ou também de fontes de origem astrofísica que contaminam o fundo primordial, temos um cenário de detecção bem complicado.

Mas é também possível em modelos alternativos à inflação encontrar fontes primordiais de ondas gravitacionais mesmo anteriores à dita época inflacionária - ver Chongchitnan e Efstathiou (2006).

Portanto, estamos aqui num terreno muito controverso e onde apenas a detecção das próprias ondas gravitacionais poderá apurar quem tem razão.

Mas não deixa de ser uma informação fascinante que está espalhada por todo o Universo e que gostaríamos imenso de apanhar como fazemos com a radiação cósmica de fundo. Talvez dentro de 10-15 anos seja possível fazermos uma detecção positiva e percebermos qual o modelo mais adequado para descrever o que vemos.

Há também algumas possibilidades interessantes no tipo de polarização que este fundo gravitacional pode provocar na radiação cósmica de fundo. É também um campo a explorar.
 
posted by Jose Matos at 12:21 | Permalink |


0 Comments: