09 outubro 2004
Reflexões II
Grande parte do Universo é feito de coisas que não vemos nem sabemos ao certo o que é. Matéria negra e energia escura são dois termos cujo significado nos escapa ainda.

As estimativas mais recentes indicam que 70% do Universo é feito de energia escura enquanto que 25% é matéria negra. Neste cenário a matéria das estrelas representa apenas 0,5%, enquanto que os átomos mais pesados do que H e o He são apenas 0,03%. Ou seja, somos feitos de restos. É espantoso que assim seja.

Sendo assim, a quantidade de matéria escura juntamente com a matéria visível não serão suficientes para travar a expansão cósmica. Viveremos então num Universo em expansão eterna.

A busca da matéria escura começou nos anos 30, quando se percebeu num enxame de galáxias que a massa visível nesse enxame não era suficiente para justificar a coesão do próprio enxame. Tinha que haver massa escondida. Mais tarde outras pesquisas confirmaram a existência de matéria invisível em redor de galáxias. Não se sabe ao certo qual é o principal constituinte da matéria escura, mas parece que pode ser algo diferente da matéria conhecida. O mesmo se pode dizer da energia escura que parece ser diferente de tudo aquilo que conhecemos. Perceber o que é uma coisa e outra será um dos grandes desafios da astronomia deste século. Mais uma reflexão para o Origens.
 
posted by Jose Matos at 18:56 | Permalink |


0 Comments: