21 fevereiro 2006
Galileu III
Aqui está uma discussão interessante que podemos ter num blogue de astronomia e que serve para os leitores aprenderem alguma coisa.

Tudo começou com uma afirmação errada minha de que o Galileu tinha ficado cego por causa das observações solares.

O Carlos Oliveira chamou e bem a atenção para o erro e a partir gerou-se a discussão.

Ele defende que não há muito para dizer sobre as verdadeiras razões que levaram Galileu há cegueira (e que nada têm a ver com a observação solar), pois os especialistas já estabeleceram um diagnóstico seguro a esse respeito.

Eu pelo contrário considero que há polémica sobre isso e que não é ainda possível estabelecer um diagnóstico seguro sobre todas as causas que levaram Galileu a ficar cego. A única coisa certa é que pelo menos não foi por causa da observação solar. Em relação ao resto não tenho uma opinião formada ao contrário do meu amigo Carlos.

Recebi agora uma opinião a esse nível que me parece interessante. Uma das fontes que habitualmente é apresentada sobre este tema é a Dava Sobel e o livro "A Filha de Galileu". Ora parece que temos que ter algum cuidado com aquilo que vem no livro da Sobel a este respeito.

Dava Sobel's book 'Galileo's Daughter' (which I read last year) is indeed explicit about the diagnosis but does not offer the references to check her claim. She presents this information as accepted fact and does not discuss the nature or content of the evidence.

In fairness, a 'popular' history such as hers, which is aimed at the general reader, not an academic audience, is not the place to enter into a deep discussion of the possibilities. Her suggestions are plausible, possibly even likely, but not, on the basis of the evidence available, proven or demonstrable.

Of course she may have read a source that I haven't, but if so why was it not mentioned in the end notes? Indeed I have no reason to think that has has even studied the matter in detail. It would only have been incidental to her book's main argument.

The diagnosis that she (along with other people) offers is not 'safe' but merely speculation, if nevertheless intelligent speculation.

On this matter, as with many other historical vision-related questions, the BOA Museum's response will always be 'Show us the Proof'.

Incidentally my article on the history of glaucoma diagnosis, which was formerly on the website, will be placed back there very soon.

Yours sincerely

Neil Handley, MA, AMA
Curator, British Optical Association Museum
 
posted by Jose Matos at 15:12 | Permalink |


7 Comments:


  • At 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo

    Pontos prévios:
    - parece-me que usaste a mesma fonte anterior, logo se já tinhamos visto isso no website, nao percebo em quê que isto é variaçao de fontes da tua parte.
    (é a mesma coisa que eu dizer que o site do FCP diz X e depois vir dizer que o Pinto da Costa tb o diz num e-mail! Nao há qualquer procura de outras fontes da tua parte)
    - eu nao te falei só no livro da Sobel. Dei-te um website, que tem inumeras fontes para tu vasculhares sobre o assunto.
    Disse-te tb o ke ouvi dizer em Florença sobre o mesmo assunto.

    Tu mantens-te ligado à mesma fonte (a partir de meios diversos: e-mail e website) e queres passar a mensagem que eu é que ignoro fontes ;)
    Whatever.

    De resto, deixa-me pôr aqui o que penso sobre todos estes temas:

    1 - Blogs
    Tenho realmente a minha opinião. Blogs pessoais sim. Com a vivencia da pessoa, como diario, a divulgar eventos... tudo bem. Isso fazes tu neste blog em 80% (?) das vezes.
    Blogs/posts que sao puras interpretaçoes de supostas polemicas cientificas ou consideraçoes puramente pessoais (que vao ser lidas como se fosse verdade de especialista) sobre aspectos cientificos, nao. Isso é um erro, que leva a mais e mais misconceptions.

    2 - Discussoes como tamos a ter aqui sim. Nota que foi a minha "peer review" que te fez mudar de opiniao em relaçao à cegueira do Galileu. Sem essa peer review, que nao acontece em 99% dos casos, tas somente a difundir mais uma misconception como se de uma verdade se tratasse.

    3 - Galileu
    Há duas aligneas aqui.
    a) Começaste por dizer que a cegueira dele se deveu à observação solar. Isso é mentira como te disse. Tu, como já é natural em ti, não tiveste problemas em voltar atrás e corrigiste isso no teu blog. Além de ser bom em termos de difusao de ciencia, só mostra o teu bom caracter (o que para mim não é novidade, e daí seres uma das pessoas que mais estimo em Portugal nesta area).
    b) Cataratas/Glaucoma: quando te referiste à polemica, assumo que posso ter lido mal. Continuei a pensar que te estavas a referir ao Sol, já que é isso de que se tratava o teu post e é esse o tema do teu blog (astronomia). Não interpretei que te estivesses a referir somente às doenças especificas do Galileu. Sobre a doença especifica não tenho mais nada a dizer, a nao ser o que leio. Nem sequer me intrometo a dizer se há polemica ou não. Nao kero saber ;). Tal como sei que Kepler tinha uma montanha de doenças, mas nao sei as doenças todas dele especificamente nem seker sei se há polemica nalguma delas. Pura e simplesmente nao me interessa. :) O que me interessa, no caso de Galileu é a ligação à astronomia, neste caso ao Sol, ke nao teve nada a ver com ele ficar cego. E sobre isto, não há qualquer polemica! ;)

    4 - Sobre o Big Bang, sobre o Sol ser de Ferro, sobre ... etc... só tens acesso a esses temas se procurares na "literatura alternativa". Apesar dos seus autores serem cientistas, o certo é que oficialmente não há qualquer polemica. Alias nem "unoficially" há qualquer polemica. Se perguntares a esses autores dizem-te o mesmo: não há polemica. Há simplesmente teorias alternativas mas que para já não têm nem estatuto de poderem serem entendidas como pondo em causa a versao oficial de uma forma altamente consistente. Até isso acontecer não podem estar em pé de igualdade, nem podem requerer o estatuto de polemicas.

    5 - Europa
    Sim, tens razao. Eu disse-te sempre isso, que faziam referencia, mas nunca disse que era no bom sentido. I'm wondering se devido a isso, a Juno poderá sofrer alteraçoes futuras.

    6 - A mim custa-me mais ver cancelada a TPF do que propriamente uma missao a Europa (a JIMO ia visitar varias, tendo Europa tb como destino. Quiçá a NASA poderá pôr uma sondazita na Juno e fazer descida em Europa como na Cassini-Huygens. <-- isto é ke seria excelente mas nao sei se é possivel) ou que um missao a Titã (a Huygens já tirou mais dados do que aqueles que sao humanamente possivel analisar nos proximos tempos. Axo que para já, é aproveitar esses dados e analizá-los em extremo detalhe).

    7 - Curso de Astrobiologia
    a) Para mim o curso foca demasiado a parte biologica, o que lá está, é uma limitação fruto do curriculum do autor, que ele tentou suprir aqui e ali com os convidados.
    b) Se o curso fôr para non-science majors, tem um design (temas) muito "dry", nada apelativo para esse sector. Logo, se esse é o publico-alvo, entao o curso não é "interessante". Mas lá tá, nem eu nem tu sabemos quem é o publico-alvo, logo nao podes inferir o nivel de interesse ou adequaçao do curso.
    c) Se o nivel for "non-science majors" ou undergraduates, não tens fundos para convidar tantas pessoas de outros lados. Logo, passa a ser demasiado "pesado" em termos de financiamento, se o publico-alvo for esse. Como, novamente, nao sabes quem é o publico-alvo, nao podes afirmar que o curso é assim ou assado.
    d) Se o curso fôr para science graduate students, entao o livro do Shostak é muito basico, logo não se adequa ao publico-alvo pretendido.
    e) Se o curso é para ser dado em estilo Seminar (+ informal e com ppl com muito background e outros com pouco) entao nao entendo o porque dos testes. Novamente nao sei o publico-alvo, logo nao sei se o curso é interessante ou nao para eles (da mesma forma que te disse que um livro de pintar planetas nao é interessante para uma cadeira de 1º ano de astronomia).
    f) Isto foi o que te critiquei de inicio. Com tantos "holes", com tantas coisas ke nao sabes, axo ke é precipitado dizeres que o curso é interessante.
    g) Disseste que o curso é interessante. Isso quer dizer que no seu todo o achas interessante. No entanto, depois lá foste dizendo que afinal só te referias a 1 (em 37) powerpoint e ao design geral do curso. Ora, se é só a isso, entao isso é que é interessante, e nao o curso como um todo :)
    h) Tens razao quanto ao curriculum. Numa primeira fase nao me expliquei bem. Penso que depois percebeste a minha ideia.
    i) Mentes quando dizes isto: "Portanto, não alinho nessa crítica, que eles só lá estão para tirar fotocópias e corrigir testes". Basta ler para trás que o que eu disse NAO foi isso. O que eu disse foi isto: "e muitas vezes nem seker sao allowed a ter contacto com os alunos. Muitas vezes limitam-se a tirar fotocopias e a corrigir testes. Os outros...há de tudo. O ter 0, 1, 2, 3 ou 4 TAs nao contribui para se ver se o curso é bom ou nao." Ou seja, eu digo que há de tudo, muitas vezes (isso ker dizer, nem sempre) só tiram fotocopias e corrigem testes, e como nao sabes o que fazem os assistentes não os podes usar como se eles fossem um factor para a adequaçao do curso. Os convidados podes, os assistentes não. Foi isto que te disse nos pontos 3 (ponto 3 a favor e ponto 3 contra) do meu comentario de 11:19PM.
    j) Quando dizes isto: "O livro do Shostak é de facto o recomendado" é um claro erro de julgamento da tua parte. Nao sabes o publico-alvo. Se for para um graduate level (de biologia, astronomia, whatever), o livro é basico e desadequado.
    k) Pores o enfase na divulgação em vez de na escolha dos alunos é um erro teu fruto de um desconhecimento de causa do meio academico de cá ;).
    l) Dizeres isto: "Agora por falar em técnicas pseudo acho que ages da mesma forma, pois sem saberes o público-alvo, nem saberes o currículo do Vali, nem saberes qual é a relação dos assistentes com os alunos ou por uma simples letra no nome de autor de um livro fazes uma crítica acutilante contra um curso que conheces mal." É pura mentira da tua parte. Eu critiquei o teu post. Disse que não podes fazer afirmaçoes tao gerais sem saberes quem é o publico-alvo nem o que fazem os assitentes, etc. Tu resolveste dar uma volta de 180º às minhas palavras, como se eu estivesse a criticar o curso por ter assistentes ke só corrigem testes, como se o publico-alvo fosse certamente o X, etc, quando NAO foi isso que eu disse desde o meu primeiro comentario. Critiquei o teu post desde o inicio, por fazeres um julgamento sem estares na posse da maior parte dos dados (e nos meus pontos dei-te a conhecer alguns dados que devias ter acesso, nomeadamente: publico-alvo (com diferentes cenarios), TAs (com o normal trabalho deles), o curriculum do Vali (que pode ter limitaçoes), erros basicos de escrita (que nao se compreendem quando ele tem tantos assistentes a lerem o site), mais powerpoints (1 em 37 nao dá para julgar o nivel dos powerpoints), etc).
    um abraço

     
  • At 9:37 da manhã, Blogger Stargazer

    Bem, no meio de tudo isto, fiquei sem perceber se o homem tinha cataratas ou glaucoma ou nenhuma das duas...Na mini-biografia de Galileu do meu site (http://astrosurf.com/nc/biografias/galileu.html), faço uma referência ao que se diz em relação à cegueira provocada pelo Sol ser falsa e que se deveu a glaucoma e cataratas... Pelos vistos isso não é certo. Terei de rever as minhas fontes e actualizar o texto...:S

     
  • At 3:13 da tarde, Blogger Jose Matos

    Sobre o curso alguma novidades:

    Afinal o curso é aberto a qualquer estudante. Quando vi a página a primeira vez também fiquei com essa impressão, pois não vi lá nenhum requisito especial para frequentar o curso.

    Ou seja, é um curso livre de astrobiologia. Portanto, aquilo que disse sobre a divulgação tem toda a razão de ser, pois há interesse em cativar estudantes de diversas áreas e a promoção do curso é essencial para que isso ocorra. Portanto, nesta linha mantenho o que disse inicialmente, considero o curso interessante e com temas bem escolhidos e já agora adequado ao público-alvo. O mesmo em relação ao livro do Shostak.

    A página que estivemos a ver é antiga, por isso, os PPT não estão lá. A nova página já tem material novo que vai sendo colocado à medida que o curso se desenrola.

    Quanto ao resto não vale a pena prolongar a discussão. Tudo o que dissemos está escrito para que cada um possa ler e fazer o seu juízo.

    Continuo a dizer-te que interpretei o teu primeiro comentário, não só como uma crítica ao meu post (e aí tudo bem, podes criticar a minha opinião sobre o curso), como também uma crítica ao facto do curso decorrer numa Fac. De Medicina e o instrutor principal ser o Vali, que na tua 1ª opinião parecia não ter um currículo credível para dar um curso de astrobiologia. Foi isso que tirei das tuas palavras. Se foi isso ou não que quiseste dizer não sei, mas isso que lá está escrito.

     
  • At 3:16 da tarde, Blogger Jose Matos

    Olá Carlos

    O site que mandaste do Andrew Young sobre a lenda urbana apenas explora a questão de não ser possível o Galileu ter ficado cego por causa da observação solar. Não fala sobre as verdadeiras causas da cegueira do Galileu. O único site que até agora vi com uma boa abordagem sobre o assunto é o que eu mandei. Portanto, se tiveres melhor manda. O mesmo em relação á minha fonte, se conheceres uma opinião divergente manda para a gente ver isso.

    Em relação a esta questão do Galileu, foi importante a discussão, mas já agora convém dizer que há muita gente a transmitir o mesmo erro (inclusive astrónomos e observatórios) e, portanto, qualquer um de nós pode ser induzido em erro e aqui está o mérito de teres visto o erro e suscitado a discussão.

    Sobre a questão da cegueira realmente quando me referia à cegueira não era de facto à questão do Sol, mas sim verdadeiramente ao tipo de problema que terá levado o Galileu à cegueira. Ou seja, quando a discussão entrou na parte da polémica a minha chamada de atenção já não era obviamente em relação ao Sol (coisa que já estava ultrapassada), mas sim em relação às verdadeiras causas da cegueira. E aí é que eu situo a polémica.

     
  • At 11:45 da tarde, Anonymous Anónimo

    Vamos lá:

    1 - Galileu
    Não há qualquer polémica sobre o assunto. O Galileu não cegou devido ao Sol. Dei-te varias fontes sobre isso.
    Quanto ao que o Rui disse, sem pôr em causa os conhecimentos dele, ele próprio assume que não viu as fontes que dei sobre o assunto e que está no teu blog.
    Quando assim é, não há mais nada a dizer ;)

    2 - Curso de Astrobiologia
    Já me fizeste rir de novo e nem sei por onde começar.

    a) Um curso "livre"? LOL Isso quer dizer o quê? Tanto pode aparecer uma pessoa licenciada em astronomia que esteja a tirar mestrado como um estudante de 1º ano de universidade que esteja a estudar teatro?
    O curso está feito para os dois? Resposta simples: não!

    b) Quanto à divulgação, Zé, não te enterres mais :). Mas que raio de divilgação tás tu a pensar que se faz em universidades deste lado de cá do oceano? Manda-se postais por correio? Espeta-se papeis nos placards e paredes do campus? Que raio de divulgação tás tu a falar?
    Todo e qualquer curso é divulgado atraves de um livro que tem TODOS os cursos que a Universidade oferece, mais datas de inscrição, etc. Todo e qualquer aluno pode ver esse livro no departamento, e pode consultar tambem o mesmo livro com os cursos atraves do site da universidade. Alem disso, os departamentos fazem panfletos que distribuem entre os seus alunos (alunos que tiveram cadeiras lá no 1º semestre e que possam pensar em ter tambem outras cadeiras no segundo semestre) e entre outros que possam ir ao office desse departamento. Por vezes o que se faz dentro de departamentos é também o/a coordenador/a enviar noticias sobre outros cursos para outros coordenadores de outros departamentos para eles enviarem nos "groups e-mails" para os seus alunos.
    Todos os cursos têm isto.
    Não vejo o que raio queres dizer com a divulgaçao deste curso poder ser especial! Dao rebuçados a quem se inscrever?

    c) Alem do livro do Shostak, ele agora tb usa o do Lunine. Dá-me ideia que ele anda é a copiar o meu curso!!! :P

    d) Se o curso é "livre" (foi essa a palavra que ele usou?), então nao percebo onde ele vai buscar o $$ pra pagar a tanto convidado de fora. Será a faculdade dele mais rica ke uma universidade considerada a 18º melhor no mundo numa poll feita há uns anos atras?

    e) Sim, tens razao na tua interpretação. Foi uma critica ao teu post e também ao ser na faculdade de medicina dentaria(?). Mas ao falar na faculdade e no departamento nao kiz dizer obrigatoriamente o instructor.
    Quanto à Faculdade, imagina lá que a Faculdade de Belas-Artes no Porto resolvia oferecer no 1º ano de curso a cadeira de Cosmologia Fisica (que a FCUP oferece no 4º ano de Astronomia).
    Faço-te algumas perguntas: achas normal? Axas ke havia muitos estudantes de Escultura ou Pintura a escolherem essa cadeira? Axas que é uma materia importante no curso de Pintura e Escultura? Axas ke é uma cadeira que se consegue dar a quem nao tem qualquer base de astronomia (nem intro à astro) whatsoever?
    E fico-me por estas perguntas porque tenho mais o ke fazer hoje :)
    um abraço

     
  • At 2:53 da tarde, Anonymous Anónimo

    Penso que a polémica já não está no facto do Galileu ter ficado cego por causa do Sol, mas sim porque razão ficou realmente cego.

    Os meus parabéns ao autor do blogue pelo nível da discussão.

     
  • At 5:52 da tarde, Blogger Jose Matos

    Olá Carlos

    Penso que a polémica sobre o curso já estou um pouco esgotada, mas dou mais uns esclarecimentos:

    Quando me refiro a curso livre é no sentido de poder ser frequentado por qualquer estudante. Talvez a palavra "livre" não seja a mais adequada, mas não encontro melhor. É nesse sentido que falo em livre e não no sentido do outreach, que é um outro tipo de conceito.

    Quanto à divulgação os mecanismos que referes são na tua universidade e também nos EUA. Não sei como é no Canadá? Pode até ser que seja igual, mas aí eu não sei nem tu, mas vou tentar saber.

    Quanto às questões de financiamento do curso são questões não me interessam muito. Mas podes tu perguntar já que estás tão curioso.

    Uma outra coisa importante. Mesmo nos EUA, há poucos cursos de astrobiologia on-line como este. Tu que andas mais nessas paragens podias mandar para aqui links sobre isso. Ou seja, cursos de astrobiologia on-line onde sacar os PPT, como neste caso.

    Um abraço