Já lá vai tempo. Comprei-o em 1988. Mas mesmo a esta distância continua a ser um livro interessante de cosmologia. É obviamente um livro datado, dado que foi escrito há mais de 20 anos. Mas do ponto de vista histórico continua a ser um bom percurso para saber como se chegou à ideia do Big Bang. Não tem praticamente nada sobre teorias de cordas ou branas, mas de resto proporciona uma boa visão sobre o modelo padrão do Big Bang e de como é que se chegou lá. Foi por aqui que comecei embora na altura não tenha percebido muito do que li. A Física Quântica e outros conceitos eram novidades para mim e fiquei atrapalhado. Percebi alguma coisa. Talvez o essencial.
A
Gradiva já tinha traduzido na altura
“Os Três Primeiros Minutos” do Weinberg (1987), que era uma boa descrição do modelo padrão do Big Bang quente, mas que não passava muito disso. Portanto, este livro do Gribbin era uma novidade. Ainda o guardo como memória desse tempo.
Eu gostei d'"Os três primeiros minutos", no entanto também me custou a digerir...Li-o qd sabia pouco sobre cosmologia. E ainda hoje sei pouco, mas já sei um pouco mais. :)
Quanto ao livro do Gribbin, eu tenho a última edição (em inglês, da Penguin books) dele lá em casa, em lista de espera. Esse e o "In Search of Time" do Gribbin também. A Cosmologia fascina-me.