09 junho 2004
Pelo país
O JN traz hoje uma série de artigos sobre o trânsito de Vénus, que nos dão uma pequena mostra do trânsito pelo país.

Feira

Vénus trouxe dinheiro ao Visionarium


"É muito engraçado mas estava à espera que fosse maior". No Visionarium, em Santa Maria da Feira, uma equipa, liderada pelo investigador Luís Tirapicos, estava encarregada de desfazer dúvidas, postas pelas muitas crianças e jovens que acorreram ao local para observar o fenómeno. Através dos telescópios disponibilizados, alunos e professores lá avistaram o "sinal" na cara do Sol, que, no final, soube a pouco para alguns, sobretudo para os que tinham já estudado a lição em casa ou na escola. Mas ninguém quis perder a oportunidade, nem mesmo o secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior, presente no local para assinar um protocolo com o Visionarium, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que disponibilizará um investimento de mais de um milhão de euros nos próximos três anos. Às 12. 25 horas, registou-se o último dos quatro contactos do dia. Os dados finais seguiram para o Observatório Europeu do Sul.

F.S.

Aveiro

Romaria de crianças na Universidade


Cerca de meio milhar de jovens transformaram, ontem de manhã, a alameda principal da Universidade de Aveiro numa pequena romaria, para poder ver o passeio de Vénus frente ao Sol. . "Parece um grão de areia frente a a um laranja muito grande", comentou Aida Silva, finalista do curso de Bioquímica Alimentar, em Aveiro, depois de ter espreitado pelo telescópio. "Aqui há tempos, tentei ver a Lua por um telescópio, mas não consegui", disse, sorrindo. "Só vi casas do outro lado", acrescentou. Ontem, aconteceu tudo como o previsto. O astrónomo José Matos tinha os quatro telescópios, um solarscope e vários óculos perfeitamente preparados. Não faltaram sequer balanças que permitiam a qualquer pessoa saber o seu peso em Vénus ou noutros planetas.
Aida Silva, por exemplo, pesaria apenas 9,5 quilos na Lua, ela que pesava quase 60 na Terra, tal como aconteceu com a sua colega Lorena Silva. Assim já não preciso de fazer desporto", gracejou.

Jesus Zing

Porto

Alguns curiosos no Planetário


O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) colocou, desde as 6.30 horas, à disposição dos transeuntes o equipamente indispensável à observação do trânsito de Vénus e distribuiu óculos com filtros especiais para proteger as retinas dos curiosos. Manuel Tavares Barros, acompanhado pelos dois filhos de seis e nove anos, foi a pedido deles até ao CAUP. Todos gostaram do que viram e acharam que valeu a pena terem-se levantado mais cedo. João Barros, o mais pequeno dos petizes, achou "engraçada a pintinha preta" estampada no Sol e, de forma avisada, disse que achava que ía "haver outro [trânsito] daqui a pouco tempo, mas é do outro lado do Mundo e lá eu não consigo chegar".

F.S.

Viseu

"Ao princípio fugiam com medo de pagar"


O solarscope cedido pela Universidade de Aveiro à Secundária de Viriato permitiu, ontem, a dezenas de viseenses, assistir, na Radial de Santiago, ao fenómeno. "Ao princípio, fugiam com medo de pagar. Mas, quando explicámos que era gratuito, as pessoas manifestaram grande curiosidade", explicou Teresa Lopes, daquele estabelecimento de ensino. A docente realçou o facto de o aparelho permitir um visionamento "perfeito e inofensivo" do astro. "A caixa tem uma lente que faz incidir a radiação num espelho que é depois reflectido na parede da caixa", explicou.Além daquele equipamento, foram disponibilizados óculos. "Tivemos de trazer alguns de Aveiro depois de sabermos que esgotaram em Viseu", acrescentou.

Teresa Cardoso

Lisboa

Famílias madrugaram para ver Vénus


Dada a localização do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), na Tapada da Ajuda, e as horas de observação, as actividades ficaram reservadas a verdadeiros entusiastas.

André Moreira estava particularmente contente junto aos telescópios. "Quando foi a passagem de Mercúrio também faltei às aulas", diz, do alto dos seus 10 anos, enquanto a mãe lembra que "é nestas idades que se espicaça o interesse e o gosto pela ciência". Pedro Raposo, membro do OAL, explicou que foram envolvidas a Associação Portuguesa de Ensino da Astronomia e diferentes escolas, e que o mais interesante da jornada foi a ida de famílias, "logo às 7 da manhã, antes de entrarem para o emprego e deixarem os miúdos na escola".

Pedro Cerejo

Algarve

Óculos destronam telescópios


Nunca uns simples óculos fizeram tanto sucesso no meio de potentes telescópios. Alexandra Milhano nem queria acreditar. Três telescópios e dois astrónomos na varanda do hotel que escolheu para passar férias no Algarve não foram suficientes para ofuscar o brilho das suas lentes com armação de cartão. A parisiense Céline Claret apelida de "extraordinária" a sua iniciação astronómica. Aprendi muitas coisas", disse, ao JN. Vontade satisfeita por Laurent Courier, director do Centro de Astronomia dos Pirinéus, que, para maior conforto dos observadores, decidiu ligar um computador a um telescópio. As imagens serão as testemunhas sem voz deste "fenómeno astronómico raro e invulgar".

Ângela Santos
 
posted by Jose Matos at 14:30 | Permalink |


0 Comments: