10 dezembro 2004
Mais anãs
O David A. Kornreich dá mais uma achega sobre a morte das anãs vermelhas. Chama atenção para o facto destas estrelas serem completamente convectivas, o que significa que o H e o He do núcleo são espalhados por toda a estrela.


It's unclear whether fully convective red dwarfs would ever become true redgiants. Larger main sequence stars become red giants through a process that takes advantage of the difference in chemistry with radius in the star. Since red dwarfs are fully convective, there is not ever any such chemistry gradient. So I don't think we really know whether red dwarfs become red giants. Nevertheless, they will run out of nuclear fuel at some point, and at that point at least their cores must become degenerate.


No mesmo sentido o Mário Monteiro do CAUP/Porto chama atenção para o facto destas estrelas não terem um núcleo bem definido em relação ao resto da estrela. Daí que é toda a estrela que morre como já tinha referido aqui. Parece-me, no entanto, pouco provável que toda ela se transforme numa esfera de gás degenerado, pois só na parte mais interior é que deve existir pressão para isso.


Apenas as estrelas que chegam ao ramo assimptótico das gigantes é que estão em condições de dar origem a nebulosas planetárias. Se assim é, então apenas estrelas do tipo solar (que completam a combustão do hélio em carbono) é que podem estar na origem das nebulosas. Para as estrelas no limite inferior de massa não podemos falar em núcleo e envelope, pois a estrela é totalmente convectiva - isto é o gás é totalmente misturado numa escala de tempo muito curta quando comparada com o tempo de combustão do hidrogénio. Tal significa que toda a estrela "é o nucleo" já que a convecção garante que todo o hidrogénio é levado até ao centro para ser transformado em hélio. Como consequência creio que a anã de gás degenerado que resulta de uma anã vermelha terá basicamente todo o gás original da estrela (mas agora na forma de Hélio).

E já agora não resisto a meter aqui uma última resposta a este tópico que estava meio esquecido nos meus arquivos dado pelo Tim O Brien de Manchester.

yes, red dwarfs will end up as white dwarfs after ejecting a planetary nebula. Brown dwarfs never start nuclear burning so are not true stars and therefore don't evolve into something else - they'll gradually fade away over 10-20 bilions of years or so ending up as black dwarfs.

E acabo por aqui este debate. Obrigado a todos que responderam à minha provocação.
 
posted by Jose Matos at 21:04 | Permalink |


0 Comments: