24 fevereiro 2006
A caminho do espaço
Nos últimos tempos, as manobras mediáticas em torno do turismo espacial têm sido muitas. A Virgin Galactic não tem perdido tempo depois do sucesso do SpaceShipOne e tem capitalizado o feito vendendo o sonho das viagens ao espaço. Os homens que mandam na Virgin já anunciaram a construção de uma base no Novo México, onde serão lançados os voos para o espaço. Estamos falar de voos suborbitais em que o Virgin SpaceShip (VSS) ascenderá aos 110 km de altitude para depois voltar a mergulhar na atmosfera. Serão 10 minutos em ambiente de imponderabilidade. Parece que até agora 38 mil pessoas de 126 países já manifestaram interesse na viagem e efectuaram um depósito de caução. O bilhete custa 170 mil euros e os primeiros voos estão previstos para 2008/2009.

Ora há obviamente muita propaganda em tudo isto, que é boa para a Virgin que está a tentar cativar clientes. Ainda há poucos dias um magazine semanal trazia na capa um português a viver na Austrália, editor da revista Cosmos e que pretende ser o primeiro português no espaço. Entretanto, nos dias seguintes os jornais divulgavam o nome do empresário Mário Ferreira, que já tinha pago os 170 mil euros para fazer parte do clube dos fundadores, ou seja, aqueles que serão os primeiros turistas viajar no espaço nas naves da Virgin Galactic. Ou melhor dizendo aqueles que estão a pagar a construção das ditas naves. Com tanto anúncio até ficamos confundidos, mas parece-me que o Mário Ferreira será mesmo o primeiro português a alcançar o espaço e desejo-lhe boa sorte.

Mas o que me parece mais difícil de cumprir em toda esta campanha mediática é o prazo de 2008/2009 para os primeiros voos comerciais seguros. Acredito que um dia estas viagens serão possíveis a um ritmo razoável. Mas não acredito que seja dentro de 2/3 anos. Os problemas que ainda têm que ser resolvidos até esta actividade ser segura para um simples turista são vários e não será dentro de 2/3 anos que estarão todos resolvidos. Mas, apesar da propaganda, é um facto que vamos ter dentro de alguns anos a possibilidade de ir ao espaço por 170 mil euros e isso é uma grande revolução na história da exploração espacial. Mais uma vez serão apenas os ricos a ter acesso a tais viagens, mas isso já era de esperar. Até eu se tivesse os 170 mil euros era capaz de alinhar numa viagem dessas.

 
posted by Jose Matos at 18:21 | Permalink |


1 Comments:


  • At 10:38 da tarde, Anonymous Anónimo

    1 - Espaço
    Já tinha lido qq coisa sobre o Mário Ferreira, mas parece-me que toda esta historia ainda está muito "fuzzy". Pode até nao estar, mas nao tenho lido nada em detalhe. Sabes mais alguma coisa? Sabes os planos da viagem? Será que vão mesmo ao "espaço"? Qual a altitude pretendida? Por quanto tempo? É um "simples" voo parabolico?
    Tou perfeitamente ignorante quanto a isto, mas realmente é interessante o suficiente para eu dizer, tal como tu, que aproveitava já se pudesse... mesmo sem saber os detalhes da viagem ;)

    2 - Nao tou curioso quanto ao financiamento assim como nao tava curioso quanto aos TAs ;). Simplesmente se tou a criticar (positiva ou negativamente) algo, tenho que saber os detalhes para o fazer. E sem esses detalhes, lá tá, nao faz sentido ter os tais convidados para a audiencia que é ;)

    3 - Website
    Procura, como eu fiz há uns anos :)
    Tenho pouco mais de 300 bookmarks sobre isso, sendo que alguns são de cursos com PPTs online.
    Mas não tou pra procurar agora :).
    Por outro lado, o que tenho feito ultimamente é simplesmente contactar o instructor ou conhecer instructores em conferencias, e peço-lhes os PPT e eles enviam-me.
    De qualquer maneira, tens que ser mais especifico, porque há cursos para todos os gostos (uns ke se dedicam à parte historica, outros que dao relevancia à ficção cientifica, outros poem na base a pseudociencia dos OVNIs e a grande maioria organiza os cursos segundo a Equação de Drake tendo como unico fundo a ciencia (biologia, quimica, fisica, astronomia e geologia...).
    O que tou neste momento a desenhar tem como objectivo ter um pouco de tudo, tendo, se possivel, como pano de fundo a scientific speculation.
    Um dia gostava de fazer algo do genero do Pickover, mas para já nao tenho conhecimentos suficientes para isso :S