22 fevereiro 2006
Galileu IV
O Rui Barbosa, que na sua vida real é Optometrista, enviou-me um comentário a este respeito que julgo importante, pois não se conhecem ainda bem quais são os factores mais importantes que levam ao surgimento de cataratas. Ou seja, se o Galileu ficou cego por causa das cataratas, qual foi o factor que esteve na origem das mesmas?

É realmente interessante a discussão sobre a causa da cegueira do Galileu.

Eu não descartava a hipótese (atenção que não li o que dizem os especialistas que referes no teu blog) de que as observações solares tenham sido uma causa indirecta para a cegueira do Galileu.

Na realidade ninguém sabe com precisão o que leva o cristalino se alterar ao longo dos anos dando origem ás cataratas. Os cientistas estão gradualmente a identificar factores que possam dar origem ás cataratas. Muitos estudos sugerem que a luz ultravioleta e a excessiva exposição a esta radiação, esteja associada ao desenvolvimento das cataratas. É por isso que eu muitas vezes como Optometrista recomendo o uso de óculos de sol e chapéus com uma pala larga aquelas pessoas que trabalham constantemente ao Sol. Por outro lado, outros tipos de radiação também podem estar na origem do aparecimento das cataratas. Estudos levados a cabo na Islândia mostram que os pilotos de aviões têm um maior risco de desenvolver cataratas nucleares e que a causa possa estar associada á exposição aos raios cósmicos. Um teoria similar sugere que os astronautas também são uma população dre risco!!

As pessoas com diabetes também têm um certo risco de desenvolver cataratas e o mesmo vai para aquelas pessoas que ingerem esteróides, diuréticos e calmantes. Uma dieta rica em sal aumenta a probabilidade de aparecimento de cataratas, tal como o tabaco, poluição e consumo de alcool.


Mais uma achega do Neil Handley sobre este tópico.

Galileo would have been just as likely to develop cataracts as any other person of his age living in that region. Of course many people never reached such old age. We know now that it is most unlikely that his optical observational activity would have made any difference, but it is quite possible that his contemporaries, with their less advanced medical knowledge, may have thought there was a connection.
 
posted by Jose Matos at 15:41 | Permalink |


1 Comments: