17 agosto 2006
Confusões
A discussão que actualmente está em curso sobre a nova configuração do sistema solar é interessante, mas a proposta da UAI levanta pelo menos dois tipos de confusão.

1) A súbita mudança do estatuto de Ceres e Caronte, que possuem um estatuto histórico diferente de planeta há muito tempo. A confusão que surgirá daqui será enorme e não será fácil explicar às pessoas porque razão Caronte (que é uma lua de Plutão) é também um planeta. A razão prende-se com o facto do baricentro (centro de massa) dos dois corpos estar fora de Plutão, ao contrário dos outros satélites do sistema solar. Mas acho que isso não devia ser levado em conta e que Caronte devia ser simplesmente um satélite. Quanto a Ceres a mesma coisa. Um corpo que há mais dois séculos é um asteróide, agora muda de estatuto só porque é redondo.

2) O facto de existirem transneptunianos maiores do que Ceres, o caso de Quoar e Sedna, e que não são considerados planetas. É que parece que estes dois corpos não são bem redondos. Mas isto vai obviamente provocar confusão nas pessoas. Além disso, vão ser descobertos muitos transneptunianos de médio tamanho sobre os quais será impossível durante muito tempo dizer se são ou não redondos, por indeterminação da sua massa.
 
posted by Jose Matos at 14:56 | Permalink |


0 Comments: