13 outubro 2004
Reflexões IV
A maior parte dos astrónomos, defende que o Sol e os planetas nasceram da contracção gravitacional de uma gigantesca nuvem de gás e poeira, há cerca de 5 mil milhões de anos atrás. A forma como os planetas nasceram continua a ser, no entanto, um dos grandes mistérios da astronomia moderna. Há partes do processo que são para nós desconhecidas. Ou seja, não sabemos muito bem como é que nasceu a Terra e os outros planetas, em suma, que processo é que esteve por trás de tudo?

E a descoberta de novos sistemas solares além de nosso veio trazer novos problemas às teorias sobre a origem dos planetas. Em grande parte desses sistemas, os planetas gigantes estão demasiado próximos das suas estrelas, ora tal evidência contraria a teoria padrão que temos sobre a origem do sistema solar, que nos diz que os planetas gigantes só se podem formar a uma certa distância do Sol, onde os gelos são mais estáveis.

Há quem defenda, no entanto, que os planetas podem migrar no seu disco aproximando-se da estrela que está no centro. Mas se a migração dos planetas para o interior dos discos realmente acontece, o que é que os impede de embaterem contra a estrela? O que é que os faz parar antes do choque fatal? E sendo assim, porque razão é que Júpiter não está no lugar de Mercúrio? Este é outro tema que vou debater em Origens.
 
posted by Jose Matos at 13:11 | Permalink |


0 Comments: