15 outubro 2004
"Astronomia no Verão" passou por Albergaria
Um pequeno texto sobre o Astronomia no Verão, que pode ser encontrado no site da câmara Municipal de Albergaria-A-Velha.

Nas noites de 24 e 31 de Agosto, muitos Albergarienses estiveram com os olhos postos no céu. O "Astronomia no Verão", uma iniciativa da Associação de Física da Universidade de Aveiro, Programa "Ciência Viva" e com o apoio da Câmara Municipal, veio revelar alguns aspectos menos conhecidos do universo, bem como desmistificar alguns mitos enraizados na cultura popular.

A primeira parte do programa da noite decorreu no auditório da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha. José Matos, astrónomo, apresentou as diversas formas como os antigos imaginavam o universo, focando as teorias de Aristarco de Sanos, Galileu e Copérnico. Não obstante muitas visões já terem sido refutadas pela ciência moderna, José Matos referiu que muitos mitos continuam a persistir no imaginário colectivo, tais como a influência da Lua no crescimento de vegetais e no nascimento de bebés. Segundo o astrónomo, tais crenças não têm qualquer fundamentação científica, sendo meras coincidências.

Após esta breve introdução teórica, passou-se para o exterior, onde um telescópio se encontrava preparado para mostrar os encantos do céu nocturno de Agosto, tais como a superfície rochosa da Lua ou os coloridos astros Altair, Veja e Regulus. Na sua "visita guiada ao céu", José Matos aproveitou, igualmente, para mostrar a localização da estrela polar, ursa maior e o espaço onde o sol percorre os signos do Zodíaco. E dado o fascínio da maioria das pessoas por astrologia e horóscopos, foi partilhado um segredo bem guardado com o público presente. Os signos do Zodíaco foram estabelecidos há cerca de 3.000 anos mas, dado o movimento dos astros, as posições já não são as mesmas daquele tempo. Assim, em Agosto, é mais provável o sol estar em Caranguejo do que em Leão! Em tom de brincadeira, José Matos deixou um conselho: talvez fosse melhor todos darem mais atenção aos signos anteriores aos seus, pois, quem sabe, não encontrariam mais coincidências com a sua vida!
 
posted by Jose Matos at 11:33 | Permalink |


0 Comments: