15 outubro 2004
Astrologia
Como tenho um site com uma secção de perguntas ao astrónomo, costumo receber, por vezes, questões interessantes que davam grandes discussões. Há pouco tempo um leitor escreveu-me por causa da astrologia. Acredita ele que existe alguma coisa de verdade na astrologia. Vamos então analisar um pouco o assunto.

Para mim, o problema da astrologia começa logo no facto das pessoas serem habitualmente de um signo mais para trás no Zodíaco. Portanto, a astrologia começa logo mal aqui. É que diz que eu sou Caranguejo por ter nascido em Julho, quando na verdade sou Gémeos. Ora muita gente que nasceu em Julho como eu anda a ler o Caranguejo e a dizer que bate certo, quando na verdade são de um outro signo diferente. Não é isto logo à partida uma grande contradição e uma falha grave na astrologia?

O meu leitor diz-me depois que a Lua influencia marés, plantas e ciclos de vida, como não aceitar a influencia de astros na vida humana se somos cerca de 70% água. Depois deve saber dos ciclos menstruais das senhoras que directamente ou indirectamente nos influenciam a nós homens.

Mais uma série de mitos. É um facto que Lua (e o Sol) fazem as marés pela influência da gravidade, mas a Lua não afecta nada o ciclo das plantas, nem o ciclo menstrual, nem nos nascimentos como se diz por aí. Quando fazemos uma associação entre as marés e outros fenómenos estamos no fundo a dizer que é gravidade que tem aí o papel principal. Ora quando nascemos, a gravidade da Lua afecta-nos é verdade, mas é apenas 9 vezes maior do que a gravidade do próprio hospital ou 230 vezes maior do que a gravidade que a nossa mãe está a fazer sobre nós. Mas a verdade é que o astro que mais gravidade exerce sobre nós ao longo da vida é o Sol cuja força gravítica sobre nós pode ser 180 vezes maior do que a da Lua. E fala-se sempre na Lua, quando o Sol é quem faz mais influência. Mas por que não experimentar beber água virados para a Lua? Será que sentimos a força da Lua a puxar-nos a água pelo esófago ou na nossa bexiga?

Depois a história do ciclo menstrual é outro mito lunar. O ciclo lunar anda na casa dos 28 dias estando próximo do ciclo menstrual das mulheres. Mas o que dizer então das mulheres que têm o ciclo fora dos 28 dias? A Lua aí já não faz nada? Mas a forma mais fácil de desmontar este mito é dizer que além dos humanos, a única espécie com ciclos menstruais são os chimpanzés fêmeas. Ora o ciclo deste animal é de 32 dias. Se fosse a Lua a regular o ciclo menstrual regulava tudo por igual, o que não acontece no caso dos chimpanzés.

Fala-se também de uma força misteriosa ou de uma energia escondida que podia estar por detrás da astrologia. Ora é estranho que tal força exista e nunca tenha sido detectada pelos nossos instrumentos. É que tudo aquilo que o nosso corpo sente (frio, calor etc...) pode ser detectado por instrumentação. Como é que há uma força que atravessa o nosso corpo e não é detectada? Nós até somos capazes de detectar neutrinos que são partículas fantasma que estão neste momento a atravessar o nosso corpo aos triliões sem nós sentirmos nada. Somos também capazes de detectar a radiação dos telemóveis que também atravessa o nosso corpo sem nós sentirmos nada. Como é que não detectamos uma força que o corpo sente, mas que não aparece em nenhum detector?

Parece-me obviamente que é tudo uma questão de fé. Mas eu também posso dizer que tenho um dragão na minha garagem. Será que alguém vai acreditar em mim?
 
posted by Jose Matos at 15:24 | Permalink |


0 Comments: